Confira nosso artigo em parceria com a Financas.VC

Quer abrir seu próprio negócio em 2018? Utilize seu dinheiro corretamente.

Após a escolha do nome da sua empresa, fator que geralmente não gera gastos, é hora de escolher o logo, neste caso é necessário e importante investir um pouco.

O logo é a primeira impressão que as pessoas terão do seu negócio, através dele seu potencial cliente se encantará ou não pela sua empresa. Veja como não ter um logo fracassado e sim ter um logo de sucesso.

Hoje em dia existem muitos sites e aplicativos do famoso tipo “faça-você-mesmo”, e não é diferente na área de criação de marcas e logotipos. Por um lado, trazem mais autonomia e praticidade para as pessoas, mas por outro, podem resultar em “o barato sai caro”.

Um desses exemplos são os sites que oferecem por uma quantia ínfima, a “personalização” do seu logo. Num primeiro momento, parece que você está descobrindo a mina de ouro, pensando no quanto iria economizar se tivesse que contratar um profissional da área ou uma agência de publicidade. Porém o barato pode sair muito caro.

Geralmente esse sites possuem uma biblioteca de ícones, ilustrações e fontes disponíveis para você escolher e montar o seu logo. A questão é que não são desenhos exclusivos para o seu negócio; qualquer pessoa que entre no site poderá escolher o mesmo desenho, nome ou fonte que você escolheu, ou seja, sua marca não será algo único com uma identidade visual exclusiva.

Vamos supor que você e outra pessoa do mesmo ramo escolhem o mesmo ícone e a mesma fonte, o que não é difícil nem impossível acontecer. Então, você começa a fazer cartão de visita, site e todo seu material com essa marca que criou e inicia a veiculação do seu produto. De repente você se depara com outro produto ou empresa com a mesma identidade visual ou muito parecida com a sua! Imagine o transtorno que isso causaria…

Os consumidores podem confundir os produtos e as empresas. Sem contar que se a outra empresa registrou a marca dela antes, poderá exigir que você retire a sua do mercado caso contenha algum grafismo ou desenho igual ao dela. Você terá que fazer uma nova marca, jogar fora todo seu material de divulgação e refazer tudo. Um enorme prejuízo de tempo e dinheiro, principalmente se você estiver iniciando o seu negócio.

Cada negócio, empresa ou serviço tem a sua própria essência. Contrate um profissional capacitado que traga essa essência para a sua marca de forma totalmente personalizada, exclusiva e inédita. E mais importante: Registre o seu logo. Somente dessa forma estará protegido de que terceiros utilizem ou copiem sua marca.

Por Cleiton Vicente e Camila Moya.

Cleiton Vicente é proprietário da Finanças.VC e atua na área de consultoria de finanças pessoais.
Contatos:
financas.vc@gmail.com
11 99861-1719
www.facebook.com/Financas.VC

Camila Moya é proprietária do Estúdio Moya Design e atua tanto no desenvolvimento de marcas/logos quanto no registro dos mesmos junto ao INPI (órgão oficial de registro de marcas).
Contatos:
camila@moyadesign.com.br
11 995161166
www.facebook.com/MoyaDesign

4 ideias sobre “Confira nosso artigo em parceria com a Financas.VC

  1. I have been browsing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. Personally,
    if all webmasters and bloggers made good content
    as you did, the web will be much more useful than ever before.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *